É um equívoco pensar que uma empresa está resguardada e não pode ser atingida por uma crise. Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, estão sujeitas a passar por isso.
Os motivos de uma crise permeiam diversas situações inesperadas, seja uma pandemia, uma guerra, um novo marco legal, tributário, trabalhista, litígios entre sócios, concorrência desleal, e muitos outros. Tudo o que pode impactar seriamente o desenvolvimento da sua atividade empresarial e a imagem da organização pode desencadear uma crise.
Além de lidar com os problemas enquanto ocorrem e com os efeitos que causam, fazer o gerenciamento de uma crise também inclui identificar fontes de risco para lidar com elas antes que a crise se instaure.
Um dos pontos mais importantes da gestão de crise empresarial é ter um Planejamento de Gestão de Crise. Na pandemia, por exemplo, foi aplicado um conjunto de soluções para minimizar os efeitos da crise e que deram resultados em dezenas de clientes. Saber identificar as causas, avaliar os recurso da empresa e os caminhos possíveis se torna vital. Para isto é importante ter uma equipe especializada, experiente e multidisciplinar para gerir o problema. Acompanhe quatro medidas que devem ser tomadas em caso de crise na sua empresa:
1 – Alinhar a comunicação: Em momentos de crise é essencial que todos tenham o mesmo discurso. É preciso ser direto, franco, honesto e realista com todos os envolvidos, mostrando segurança e domínio da situação, por grave e critica que seja isso é fundamental. A crise se torna maior ou menor de acordo com a forma que lidamos com ela.
2 – Identificar oportunidades: Um dos pontos mais importantes da gestão de crise empresarial é saber identificar as oportunidades. Para isso, avalie quais são as novas demandas do mercado e o que a sua empresa pode fazer para supri-las.
3- Redução de custos: Em momentos de crise financeira a melhor opção é reduzir os custos para aumentar a sobrevida da empresa no curto prazo. Na crise, é preciso ser radical e ter coragem de eliminar tudo o que não for essencial.
4 – Avaliação pós-crise: Uma avaliação pós-crise é um lembrete para a sua equipe dar acompanhamento e avaliar o que correu bem e o que não deu certo. Você então poderá atualizar o seu plano de crise com as lições aprendidas para melhorar os procedimentos de resposta e reduzir o impacto nos negócios.
A consultoria jurídica empresarial Barreto & Matarazzo sabe planejar para evitar a crise, mas também é experiente para lidar com a crise que chegou. Realizamos todo o acompanhamento da sua empresa, através de um equipe de gestores experientes e capacitados para oferecer a melhor solução preventiva e contenciosa de uma crise.
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